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Um plano de mídias sociais não serve apenas para promover o posicionamento de marca da sua empresa, mas também para traçar a rotina do seu time de marketing. Com um planejamento adequado e eficiente, torna-se mais fácil executar as ações da maneira correta e otimizar o tempo da sua equipe.

Outra vantagem é que, através desse plano, a sua empresa manterá uma frequência de publicações com datas e horários definidos antecipadamente. Isso possibilita o agendamento de posts e, assim, a fidelização do seu público.

Além disso, esse planejamento fará com que a sua equipe siga uma estratégia pré-definida em diferentes canais. Cada rede social possui suas particularidades e características, necessitando uma linguagem específica.

Portanto, ter um planejamento de mídia pode contribuir para que a sua empresa tenha um norte na hora de executar as ações. Isso facilita a conquista de resultados satisfatórios nesses canais.

Como iniciar um planejamento de mídias sociais?

É importante saber exatamente como gerar um plano de mídias sociais adequado ao perfil de cada rede social. Dessa forma, serão desenvolvidos os conteúdos e a linguagem certa para o seu público-alvo. Para te auxiliar neste processo, trouxemos algumas dicas que você precisa seguir na hora de criar o seu plano de mídia.

Personas

O primeiro passo para gerar um plano de mídia é definir a persona. Ela é a representação do cliente ideal para o seu negócio. Para caracterizar essa persona, você deve pesquisar e entender as características reais dos seus consumidores ideais. Considere preferências, necessidades, gostos, comportamentos, interesses, dados demográficos e hábitos do público-alvo que consome o seu produto ou serviço. Lembre-se: todos esses dados precisam ser verdadeiros, mesmo que você esteja criando uma pessoa fictícia.

Metas

Conhecer sua persona é fundamental, mas você também precisa definir metas acessíveis e reais para que a gestão das suas mídias sociais seja eficiente. Compreenda claramente quais são os objetivos da sua estratégia, como o crescimento das vendas, o avanço no posicionamento de marca e o aumento dos seguidores. Com estes objetivos estipulados, será possível estabelecer prazos para alcançar as metas, taxas de engajamento, menções e vendas, que também refletirão no número de seguidores.

Após concluir essas definições, será mais fácil centralizar as estratégias e, por fim, alcançar as metas estabelecidas.

Análise de resultados

Essa etapa é uma das mais importantes do planejamento de mídias, pois, através do acompanhamento e análise dos números, você saberá como encaminhar adequadamente as suas ações. Utilize uma planilha para adicionar todas as métricas vistas como importantes para o seu negócio e, lembre-se, não espere para avaliá-las apenas no final do mês. Faça o acompanhamento dos dados sempre que possível. Assim, será mais fácil pensar em outra estratégia, caso a atual não esteja alcançando os resultados previstos.

Cronograma para mídias sociais

Estabeleça um cronograma com ações e conteúdos. Nesta etapa, você também pode utilizar uma planilha que contenha todas as informações importantes para o seu negócio. Se puder, faça um planejamento mensal, que contenha dados como os objetivos, canais, horários, profissionais responsáveis, produtos utilizados, links e linguagens.

Produção de conteúdo para mídias sociais

Todo o conteúdo do seu planner das mídias sociais deve ser compatível com a sua persona e com a sua estratégia de marca. A linguagem utilizada precisa ser clara e coerente com seu consumidor. Busque sempre oferecer para o seu público conteúdos que tenham valor e gerem identificação.

Plano de ação

Chegamos na reta final. Agora, é o momento de colocar em prática o seu planejamento de mídias sociais. Para que os seus processos sejam otimizados, existem diversas ferramentas que atendem muito bem a gestão desses canais. Com elas, é possível programar posts e, assim, você deixa de lado o trabalho manual e otimiza seu tempo e o da sua equipe.

Neste planejamento, você deve escolher um responsável para o manuseio das mídias sociais, assim como um tempo para a análise de resultado dos canais.

Diante de todas essas dicas, fica mais fácil conseguir bons resultados no seu planejamento de mídias sociais. Esse plano irá auxiliar o seu negócio na hora de organizar as atividades do seu time de marketing, além de conhecer melhor o seu público-alvo e quais conteúdos geram mais engajamento.

Agora é só colocar essas dicas em prática e depois contar pra gente se deu certo!

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