Terceirização no Marketing: verdades e mentiras que não te contaram

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Terceirização no Marketing

Podemos ver um mercado cada vez mais abarrotado de organizações de diferentes segmentos que estão em busca de um espaço onde possam se posicionar e, por isso, é tão importante que a sua empresa tenha um diferencial entre os concorrentes. Sendo assim, existem diversas opções para conquistar um lugar de destaque e obter êxito no seu negócio, uma delas é a terceirização de marketing.

O setor estratégico de uma empresa pode ser identificado como a área de marketing que também é encarregada de reconhecer as necessidades e vontades do público-alvo de determinado negócio. Este departamento vai além do que simplesmente auxiliar nas vendas, o marketing está por dentro de todo o processo, desde a produção até o pós-venda de um produto ou serviço.

Ainda assim, a decisão de terceirizar o marketing digital na sua empresa não é uma tarefa muito fácil, porém, deve ser levada em conta. Isso porque, uma agência pode ser capaz de oferecer a expertise necessária que o seu negócio precisa com redução de custos.

Infelizmente algumas empresas passaram por experiências ruins ao terceirizar a sua área de marketing digital. Muitas vezes, isso ocorre, quando não há compromisso e nem qualidade no material que o fornecedor oferece.

Diante dessas adversidades, criam-se traumas e, assim, surgem os mitos relacionados à terceirização do marketing. Para te ajudar a evitar essas adversidades, separamos uma lista com cinco mitos. Se liga!

Conteúdo terceirizado tem baixa qualidade

Muitas das empresas abaladas por causa da contratação do marketing terceirizado tiveram experiências ruins com a qualidade do material recebido.

No entanto, essa adversidade não está associada com a terceirização e pode ser evitada no momento em que você vai escolher o seu fornecedor.

Para evitar que esses inconvenientes aconteçam, sempre busque o histórico da agência de marketing digital que prestará o serviço para a sua empresa, converse com clientes atendidos e, acima de tudo, tenha certeza que o fornecedor está interessado em embarcar no seu negócio junto com você.

A terceirização de marketing oferece menos controle

Ao terceirizar o seu marketing, você precisa ter em mente que você já não tem mais a medida de controle, agora estará tudo nas mãos do fornecedor de marketing escolhido para o seu negócio.

Apesar de parecer um tanto assustador no início, se você encontrar a pessoa certa, a sua empresa terá as ferramentas eficazes para oferecer o diferencial para o mercado e o seu público-alvo.

Muitas vezes os resultados serão mais do que satisfatórios, em outras ocasiões, a evolução poderá ser um pouco menor do que a esperada, porém, você conseguirá medir todo o processo do seu negócio. 

Fornecedores terceirizados não respeitam prazos

Esta é mais uma adversidade que pode ser facilmente evitada durante a contratação de um parceiro de marketing.

Apesar de que atrasos podem ocorrer ocasionalmente, é fundamental que o seu parceiro esteja alinhado ao seu negócio, além de sustentar uma comunicação direta e honesta sobre os prazos, sempre avisar e justificar os possíveis atrasos.

Uma agência terceirizada não saberá escrever sobre a sua empresa

Isso ocorre quando o fornecedor não possui interesse em conhecer a fundo o seu negócio, seus propósitos e recursos. Novamente, essa questão é fácil de resolver no momento da contratação.

Além de estar alinhado com a empresa, também é fundamental que o fornecedor jamais faça sozinho a produção dos conteúdos. Logo, firme uma ligação com ele, esteja sempre acompanhando a produção, e ofereça auxílio no que for preciso para que os conteúdos produzidos contenham todas as propriedades sobre o seu negócio.

É fácil produzir conteúdo

Esse pode ser considerado um dos maiores mitos, uma vez que para escrever, é preciso muito mais do que prática.

Produzir conteúdo requer tempo, técnica, conhecimento e muita pesquisa, portanto, apenas entender sobre o seu negócio não é o suficiente para gerar uma boa estratégia de marketing.

Com o auxílio de um fornecedor especializado no assunto, será possível produzir materiais relevantes e eficazes para que a sua persona gere bons resultados.

Novamente, é preciso escolher uma agência competente e preparada, que consiga suprir todas as necessidades da sua empresa.

Porém, não podemos deixar de citar algumas verdades sobre a terceirização de marketing que também precisam ser levadas em conta:

Menor custo operacional

Claro que contratar uma agência de marketing não é algo tão barato, mas, se for fazer os cálculos, é mais vantajoso do que montar um departamento interno.

Isso ocorre porque sua empresa precisa arcar com os custos trabalhistas como salário, férias, benefícios, décimo terceiro, impostos. Fora os custos estruturais com a aquisição de equipamentos, softwares e as ferramentas necessárias para realizar a sua comunicação. 

Rotatividade dos funcionários

Geralmente funcionários de nível médio ficam em torno de 1 a 3 anos na mesma empresa, antes de buscar novas opções.

Logo, o que pode acontecer é a empresa investir em cursos e treinamentos para os colaboradores e um tempo depois ele decidir ir embora, ou seja, o investimento foi por água abaixo. Ao terceirizar uma agência de marketing, esse problema também fica terceirizado.

Pensar fora da caixa

Uma agência de marketing está sempre buscando novas ideias e inspirações, novos horizontes.

Diferente de muitos colaboradores, que trabalham na mesma empresa por um longo período e tendem a analisar as situações sempre com o mesmo olhar e, muitas vezes, adquirem hábitos não tão saudáveis, como escolher sempre o caminho mais fácil para agradar seus superiores.

Terceirizar o marketing com uma agência qualificada pode ser a opção certa para aquelas empresas que buscam focar e investir na sua comunicação.

Sua empresa estará nas mãos de profissionais especializados em estratégias de marketing, portanto, não tem erro!

A FMA Go! pode te ajudar a contar a sua história para o mundo. De forma estratégica, claro. Vem falar com a gente!

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