Conteúdo rico: muito além dos e-books

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O marketing digital oferece inúmeras opções de ferramentas e soluções para serem utilizadas no seu ambiente virtual para encontrar e converter leads. Para que a sua estratégia seja colocada em prática da melhor forma possível, existem tipos específicos de conteúdo rico, muito além de e-books, que podem ser usados conforme os objetivos do seu negócio e as características da persona.

De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pela Content Trends, cerca de 97,3% das pessoas consomem conteúdos online. Logo, ao investir nesse canal para se relacionar com o público, você estará alcançando cada vez mais potenciais clientes, além de se manter competitivo no mercado. 

A partir de conteúdos de qualidade e que possuem valor para sua audiência, fica mais fácil ser notado como uma referência dentro da sua área, gerando mais confiança, autoridade e brand awareness. 

É comum, inclusive, muitos produtores de conteúdo rico optarem por produzir mais um e-book. Eles são ótimos, mas é importante mostrar outros formatos de material para seu público-alvo, principalmente para instigá-lo a querer saber mais sobre você e/ou sua marca.

Para te ajudar nessa seleção de material rico, separamos alguns tipos de conteúdos, além de e-books, que podem te auxiliar na hora de diversificar suas estratégias.

Notícias

As notícias são conteúdos referentes a fatos e acontecimentos atuais apresentados de uma maneira imparcial. A dica é produzir uma notícia capaz de despertar o interesse do seu público, porém, de forma ágil para que a novidade do assunto não seja perdida. 

Dessa forma, a sua marca além de conseguir manter o público informado, também mostra como está atualizada sobre todas as novidades do mercado.

Tutorial ou passo a passo

Os tutoriais orientam de forma detalhada como efetuar determinadas tarefas, logo, esse tipo de conteúdo é uma das opções que mais prendem a atenção do público. 

Para a produção de tutoriais, tente se colocar no lugar de quem está lendo, pense em como seria ler e realizar uma tarefa simultaneamente. Assim, você terá mais entendimento sobre quais as melhores formas de ensinar o público e alcançar os resultados esperados. 

É importante lembrar que um tutorial detalhado, é um material rico. Invista em imagens explicativas e prints, se necessário, o importante é passar o máximo de clareza possível para o leitor.

Guias

Os guias são conteúdos mais aprofundados, desenvolvidos para esclarecer o máximo possível de dúvidas sobre determinado assunto, as abordagens são sempre completas e detalhadas. O guia é a opção perfeita para quem quer esclarecer conceitos significativos sobre sua área, orientar sobre como fazer uso de ferramentas ou até mesmo ensinar como desempenhar tarefas.

Reviews/resenhas

Reviews ou resenhas são análises sobre assuntos específicos. Podem ser desde uma crítica a um filme ou até mesmo uma avaliação a respeito de um determinado produto ou serviço. Esse tipo de conteúdo é a “mão amiga” na hora de ajudar o público a tomar decisões. 

Se a sua marca fala sobre alimentos saudáveis, por exemplo, é possível criar um review falando sobre o lançamento de produtos, as melhores opções para comprar, os mais adequados para o seu corpo, entre outras informações pertinentes ao seu público.

Entrevistas

Neste formato de conteúdo rico, você tem a oportunidade de interagir com autoridades e especialistas da sua ou de qualquer outra área do mercado, de acordo com o interesse do seu público. 

A dica aqui é entrevistar pessoas de sucesso nas suas áreas. Assim, você pode apresentar as razões que levaram elas a alcançarem suas atuais conquistas, assim como os obstáculos que precisam cruzar para chegar até a vitória.

Tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade, é valorizar as pessoas entrevistadas. Desta forma, seu conteúdo chegará até o público do entrevistado que vai querer compartilhar e levar seu trabalho para mais gente, gerando valor para você e a pessoa entrevistada. 

Como você pode perceber, existem várias outras formas de produzir um material rico para se mostrar uma autoridade no seu campo de atuação. Os e-books são materiais extremamente importantes, mas vá além deles. 

O melhor de tudo é que você não precisa escolher apenas um formato. Afinal, todos usados com a estratégia correta irão gerar bons resultados.

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