E-mail Marketing: como ser criativo e efetivo

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Hoje te ensinaremos como criar E-mails Marketing criativos e efetivos! Seja para contar as novidades que o seu negócio pode oferecer, falar sobre uma promoção ou até mesmo dar boas-vindas, o e-mail marketing é um dos meios de comunicação mais direto entre clientes e empresas. Além disso, a ferramenta facilita a mensuração dos resultados. Com estes dados, fica mais concreta a tomada de decisão para ajustar e otimizar os planejamentos das próximas campanhas.

Por ter um custo baixo de investimento, o e-mail marketing consegue entregar um resultado muitas vezes melhor do que o esperado. Afinal, ele trabalha com algumas vantagens como:

  • Grande alcance
  • Garantia de entrega
  • Formato flexível
  • Alto ROI (retorno sobre investimento)

Porém, para a ferramenta ser eficaz e conseguir levar tráfego para o seu site, melhorar o relacionamento com leads e clientes e ainda melhorar suas conversões, é preciso apostar na criatividade. Jamais desconsidere o poder que um e-mail marketing criativo pode ter nas suas campanhas de marketing digital. Essa ferramenta é uma das mais utilizadas pelas empresas para gerar vendas e engajamentos. Portanto, se a sua intenção é expandir a sua marca no mercado digital, esse meio de comunicação será seu grande aliado.

As redes sociais estão brigando cada vez mais pelo alcance através dos algoritmos rigorosos, logo, uma campanha de e-mail marketing criativo pode ser bastante efetiva para o seu negócio. Seguindo algumas boas práticas dessa ferramenta, você conseguirá chamar a atenção da sua base de contatos e potenciais clientes.

Primeiros passos para fazer e-mail marketing criativo

Antes de tudo é importante determinar o objetivo dessa ação e como ela irá nutrir o seu funil de vendas. Para isso, também é preciso compreender em qual etapa de vendas encontra-se a sua empresa, visto que cada negócio terá um funil apropriado. 

As mensagens de marketing que os usuários recebem no decorrer de cada etapa vão orientá-los até o fechamento da compra do produto ou serviço. Para que sua campanha seja envolvente, é fundamental ter uma noção básica do que é o Inbound Marketing. 

Após compreender os conceitos, as suas campanhas darão um salto, terão uma comunicação alinhada e conexa em todos os canais de marketing, resultando na geração de leads qualificados.

Confira seis dicas para criar e-mails marketing criativos e efetivos.

1- Aposte no poder das cores

Nas artes visuais produzidas para o e-mail marketing, dê preferência a cores mais vibrantes, pois é importante que ele seja criativo e tenha algum diferencial em seu design, assim chamará a atenção do receptor no momento que abri-lo. Quando combinadas adequadamente, as cores vivas têm a capacidade de enriquecer a criação, além de valorizar a identidade visual da sua marca e da mensagem que deseja transmitir.

2- Utilize GIFs para criar mensagens descontraídas

Os GIFs são super modernos, portanto, incluí-los no seu e-mail, fará com que a mensagem fique mais divertida. Você pode também, criar as suas próprias imagens e, assim, valorizar mais ainda a sua mensagem.

3- Invista em um design clean

A Apple é um bom exemplo para usar neste quesito. A marca fortalece a sua identidade visual com maestria em todas as peças de marketing criadas. O fundo branco usado na maioria das vezes com uma imagem de alta qualidade dando destaque ao seu produto. O layout das peças é feito para valorizar a marca e torná-la atraente para os consumidores.

Lembre-se que poucos elementos dizem muito, portanto, uma mensagem simples, direta e clean fará com que o receptor se sinta atraído para ler.

4- Não deixe sua paleta de cores de fora

Seja a sua marca nova ou já reconhecida, as cores da identidade visual são ótimas estratégias para reforçar a sua mensagem na mente dos consumidores, além de estar valorizando mais a sua identidade visual.

5- Tenha uma sequência ordenada para as informações

Até agora, as nossas dicas se direcionaram para a produção de e-mail marketing criativo de peças um pouco mais minimalistas. Mas não esquecemos de você que tem bastante informação em texto para passar!

E o segredo para fazer sucesso com essa ferramenta, é criar uma sequência de leitura ordenada de forma que conduza os leitores pelos blocos. Podem ser usadas caixas com informações, onde as fotos separam os blocos de conteúdos de acordo com cada categoria, por exemplo. Dessa maneira, será possível escolher todo o conteúdo ou apenas um ou outro bloco de texto. 

6- Seja direto e pense fora da caixa

Seria possível vender sem mostrar nenhum produto? Sim! Basta usar elementos que são facilmente compreendidos por todos. É uma estratégia que demanda muito mais imaginação e criatividade, mas é uma alternativa bastante eficaz. 

Quem testou essa técnica foi a famosa marca de roupas J.Crew, quando usou na sua mensagem fotos de biscoitos da sorte ao invés das suas roupas. A estratégia utilizou algo tradicional na cultura dos Estados Unidos, fazendo com que a mensagem enviada aos clientes fosse profética.

O e-mail marketing criativo é uma forma bacana de inovar e dar destaque às suas mensagens, se diferenciando dos demais concorrentes. Investir no relacionamento por e-mail através dos conteúdos ricos pode contribuir para o crescimento da sua marca. Não fique de fora e conte com o time FMA Go! para te ajudar!

 

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