Identidade visual e o efeito nocivo de não seguir um padrão

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Identidade visual sem padrão

Símbolos, cores, logotipos e tipografias que fazem o público compõem a identidade visual de uma marca/empresa. Quando A identidade visual nada mais é do que um grupo de elementos visuais que formam uma determinada marca. Ou seja, são os símbolos, cores, logos e tipografias que fazem o público identificar uma empresa, mesmo que olhando rapidamente.

Essa identidade representa a personalidade e os valores da marca, podendo ser capazes de causar diversos tipos de sensações nos consumidores. Quando a identidade visual é bem estruturada, ela permanece na memória das pessoas que passam a ter essa marca como referência.

Quando falamos de marcas consagradas, é impossível não reconhecer a tipografia da Coca-Cola, as letras coloridas do Google ou a maçã da Apple, isso porque, são características exclusivas de cada uma, que as fazem ser identificadas em todo o mundo.

Manter uma padronização dos elementos no seu material de divulgação é extremamente importante, pois, cada item utilizado possui uma finalidade dentro da identidade visual.

Desde a tipografia, logo, cores, nada disso é escolhido simplesmente por ser bonito ou legal, eles pertencem a uma estratégia maior. O sucesso de uma marca está diretamente ligado à sua identidade visual. Quando ela for bem estruturada e seguir um padrão, os clientes entenderão mais facilmente a mensagem, os conceitos e principais ideais da empresa.

Por outro lado, ao preparar um material sem padrão, você faz a sua marca perder completamente o significado, além disso, se torna mais difícil mantê-la na memória do público, já que ela é divulgada de maneiras diferentes todas as vezes.

Motivos para seguir um padrão de identidade visual

Além de representar a imagem de uma empresa, a identidade visual precisa transmitir aos consumidores uma série de princípios, como a missão, pontos fortes, valores, histórico da empresa, ramo de atuação, comprometimento, criatividade, profissionalismo, diferenciais, estrutura, inovação, tecnologia, entre outros.

Para facilitar a compreensão, separamos alguns motivos que mostram a importância de padronizar a sua identidade visual.

Demonstra o profissionalismo da empresa

Todos conhecem pelo menos uma empresa que já tenha divulgado seus folders com logotipo distorcido, com cores que não combinavam ou que eram totalmente diferentes das que estão no site da marca.

Sem esquecer das que utilizam um logotipo diferente para cada plataforma, quando isso acontece, geralmente é preciso olhar duas vezes para confirmar que se trata da mesma empresa.

Esse tipo de situação é totalmente comum e desagradável, por isso, é fundamental que a empresa consiga trabalhar com a comunicação de maneira integrada e, principalmente, com planejamento. Assim, será mais fácil criar estratégias que chamem a atenção e conquistem o público, evitando confusão e transtorno de imagens e cores.

Posicionamento da marca de um jeito compreensível

É praticamente impossível comprar uma participação no mercado, logo, as marcas precisam saber como conquistar seu espaço através de inovação e criatividade.

Um dos fatores que faz isso acontecer é a padronização da identidade visual, que é fundamental dentro do trabalho de branding. E, assim, conquistar objetivos como atrair a atenção do público, vender mais, deixar a marca ainda mais reconhecida e desejada, gerar vínculos duradouros, fazer com que a imagem da empresa entre na memória dos consumidores, entre outros.

Lembrando que isso é possível apenas se a concepção da marca estiver conforme as estratégias da identidade visual que a empresa está desenvolvendo. A comunicação tem a função de esclarecer os produtos e serviços, agregando valor à marca.

Apresentação dos objetivos da marca aos clientes

O primeiro contato que o cliente tem com a marca é através da comunicação visual. Então, ela precisa ser direcionada ao público, contendo todos os objetivos claros e específicos.

Portanto, para que o cliente compreenda qual é o seu posicionamento, a sua marca não pode estar proporcionando caos na identidade visual, ou seja, poluição dos elementos.

Para alcançar o sucesso, é preciso alinhar a padronização da identidade visual, conquistando uma boa percepção do consumidor e provocando boas impressões através da simplicidade, mas sem deixar de lado a complexidade.

É preciso que o design seja estratégico, contendo a mesma “face” em todos os materiais e plataformas.

A identidade visual influência a escolha dos clientes

Para que uma empresa seja destaque no seu segmento, não basta ofertar produtos e serviços de qualidade, é importante compreender o impacto alcançado sobre os clientes. Eles precisam ter confiança desde o primeiro olhar e contato com a empresa.

São inúmeras as formas de divulgar uma marca, porém, independente da opção escolhida, é fundamental que exista a padronização de cor, simbologia e tipografia.

Se a sua identidade visual aparecer diversas vezes para o consumidor, mais rápido ele lembrará da sua marca em futuras ocasiões. Por isso, é crucial ter um manual de marca consolidado, assim você conta com a segurança de que, independentemente da empresa, gráfica ou agência que for produzir o seu material, ela fará de acordo com a sua padronização de identidade.

Aplicar um padrão de identidade visual é uma das peças mais importantes para a construção de uma base sólida para sua marca.

Assim, além de você se tornar destaque, também estará nas memórias dos consumidores. Vale a pena investir nesta estratégia.

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