Conteúdo rico: muito além dos e-books
O marketing digital oferece inúmeras ferramentas e soluções para encontrar e converter leads no ambiente virtual. Para que sua estratégia seja eficaz, é importante usar tipos específicos de conteúdo rico, além dos tradicionais e-books, conforme os objetivos do seu negócio e as características da sua persona. Importância do Conteúdo Online De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Content Trends, cerca de 97,3% das pessoas consomem conteúdos online. Portanto, ao investir nesse canal para se relacionar com o público, você alcança cada vez mais potenciais clientes e se mantém competitivo no mercado. Com conteúdos de qualidade e que possuem valor para sua audiência, fica mais fácil ser notado como uma referência em sua área, gerando mais confiança, autoridade e brand awareness. Diversificação de Conteúdos Ricos Embora muitos produtores de conteúdo optem por produzir e-books, é essencial mostrar outros formatos de material para seu público-alvo. Isso instiga o interesse e a curiosidade sobre você e/ou sua marca. Para ajudá-lo a selecionar materiais ricos, separamos alguns tipos de conteúdos que podem diversificar suas estratégias. Notícias As notícias são conteúdos sobre fatos e acontecimentos atuais apresentados de maneira imparcial. Produza notícias que despertem o interesse do seu público de forma ágil, para que a novidade do assunto não seja perdida. Dessa forma, sua marca mantém o público informado e mostra que está atualizada sobre as novidades do mercado. Tutorial ou Passo a Passo Os tutoriais orientam detalhadamente como realizar determinadas tarefas. Esse tipo de conteúdo é uma das opções que mais prendem a atenção do público. Coloque-se no lugar de quem está lendo e pense em como seria realizar uma tarefa simultaneamente. Isso ajuda a entender as melhores formas de ensinar o público e alcançar os resultados esperados. Lembre-se que um tutorial detalhado é um material rico. Invista em imagens explicativas e prints, se necessário, para garantir clareza ao leitor. Guias Os guias são conteúdos aprofundados, desenvolvidos para esclarecer o máximo possível de dúvidas sobre determinado assunto. As abordagens são sempre completas e detalhadas. O guia é perfeito para esclarecer conceitos significativos sobre sua área, orientar sobre o uso de ferramentas ou ensinar como desempenhar tarefas. Reviews/Resenhas Reviews ou resenhas são análises sobre assuntos específicos. Podem ser críticas a filmes ou avaliações de produtos ou serviços. Esse tipo de conteúdo ajuda o público a tomar decisões. Se sua marca fala sobre alimentos saudáveis, por exemplo, crie reviews sobre o lançamento de produtos, as melhores opções de compra e os mais adequados para o corpo, entre outras informações pertinentes ao seu público. Entrevistas No formato de entrevistas, você tem a oportunidade de interagir com autoridades e especialistas da sua ou de outra área do mercado, conforme o interesse do seu público. Entrevistar pessoas de sucesso em suas áreas permite apresentar as razões de suas conquistas e os obstáculos que enfrentaram. Valorizar as pessoas entrevistadas é tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade. Isso aumenta a chance de o conteúdo chegar ao público do entrevistado, que compartilhará e divulgará seu trabalho, gerando valor para você e para a pessoa entrevistada. Conclusão Existem várias formas de produzir material rico para se destacar como uma autoridade em seu campo de atuação. Os e-books são importantes, mas é essencial ir além deles. O melhor é que você não precisa escolher apenas um formato. Afinal, todos, quando usados com a estratégia correta, irão gerar bons resultados. Coloque em prática alguma dessas estratégias e depois nos conte como foi. Se precisar de ajuda, a equipe da FMAGo! está pronta para ajudar você a alcançar resultados incríveis com o marketing digital. Fale com a gente!