Planejamento de mídias sociais: dicas e insights que nunca te contaram

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Planejamento de mídias sociais

Para alcançar o sucesso e os resultados satisfatórios que você espera para a sua marca nos meios digitais, antes de tudo, é fundamental estruturar um planejamento de mídias sociais. Isso deve acontecer justamente porque esses canais – há muito tempo – deixaram de ser apenas um local de lazer ou integração entre os usuários. Atualmente, as mídias sociais como Instagram e Facebook, deixaram de ser utilizadas apenas para divulgação de marcas e passaram a contribuir de modo relevante no faturamento das empresas, sejam elas de segmentos grandes, médios ou pequenos.

Segundo um levantamento realizado pela Nuvem Shop, em 2018, cerca de 21% das vendas do comércio eletrônico brasileiro foram feitas através das redes sociais. A pesquisa ainda relatou que oito em cada dez visitas nos sites e uma em cada quatro vendas foram efetuadas a partir de mídias sociais como Facebook e Instagram.

Agora que você já percebeu que esses números são bastante significativos, ficou mais fácil compreender o motivo da sua empresa colocar em prática um planejamento eficiente para as mídias sociais, certo? E pensando no melhor para você, trouxemos uma série de dicas para te ajudar neste processo tão importante.

Por que fazer um planejamento de mídias sociais?

Um plano de mídia não serve apenas para promover o posicionamento de marca da sua empresa, mas também para traçar a rotina do seu time de marketing. Se você contar com um planejamento adequado e eficiente, se tornará mais fácil efetuá-lo da maneira correta, além de otimizar o tempo da sua equipe.

Outra vantagem é que, através desse plano, a sua empresa irá manter uma frequência de publicações com datas e horários definidos antecipadamente, possibilitando o agendamento de posts e, com isso, a fidelização do seu público.

As vantagens não param por aí. Esse planejamento irá fazer com que a sua equipe acompanhe uma estratégia pré-definida, que precisa ser efetuada em canais diferentes, isso porque cada rede social possui suas particularidades e características, portanto, necessitam uma linguagem específica e adequada para cada uma delas. 

Ou seja, ter um planejamento de mídia pode contribuir para que a sua empresa tenha um norte na hora de colocar em prática as ações. Logo, esse processo será vantajoso para que você conquiste resultados satisfatórios nesses canais.

Como iniciar um planejamento de mídias sociais? 

Como citamos anteriormente, é importante saber exatamente como gerar um plano de mídias sociais adequado com o perfil de cada rede social, assim, serão desenvolvidos os conteúdos e a linguagem certa para o seu público-alvo. Para te auxiliar neste processo, trouxemos algumas dicas que você precisa seguir na hora de gerar o seu plano de mídia.

Personas

O primeiro passo para gerar um plano de mídia é definir a persona, que nada mais é que a representação do que seria o cliente ideal para o seu negócio. 

Para caracterizar essa persona, antes de tudo, você deve pesquisar para conhecer e entender as características reais dos seus consumidores ideais. Tudo isso de acordo com as preferências, necessidades, gostos, comportamentos, interesses, dados demográficos e hábitos do público-alvo que consome o seu produto ou serviço. Lembre-se: todos esses dados precisam ser verdadeiros, mesmo que você esteja criando uma pessoa fictícia.

Metas

Conhecer sua persona é fundamental, mas você também precisa definir metas acessíveis e reais para que a gestão das suas mídias sociais seja eficiente. É importante que você compreenda claramente quais são os objetivos da sua estratégia. Por exemplo, o crescimento das suas vendas, o avanço no posicionamento de marca, o aumento dos seus seguidores, entre outros. Com estes objetivos estipulados, será possível estabelecer prazos para alcançar as metas, taxas de engajamento, menções e vendas, que também vão refletir no número de seguidores.

Após concluir essas definições, será mais fácil centralizar as estratégias e por fim, alcançar as metas estabelecidas.

Análise de resultados

Essa etapa é uma das mais importantes do planejamento de mídias, isso porque, através do acompanhamento e análise dos números você saberá como encaminhar adequadamente as suas ações. 

Faça isso da maneira mais fácil, utilize uma planilha para adicionar todas as métricas vistas como importantes para o seu negócio e, lembre-se, não espere para avaliá-las apenas no final do mês.

Faça o acompanhamento dos dados sempre que possível. Assim, será mais fácil pensar em outra estratégia, caso a atual não esteja alcançando os resultados previstos.

Cronograma

Estabeleça um cronograma com ações e conteúdos. Nesta etapa, você também pode utilizar uma planilha que contenha todas as informações importantes e significativas para o seu negócio. 

Se puder, faça um planejamento mensal, que contenha dados como os objetivos, canais, horários, profissionais responsáveis, produtos utilizados, links, linguagens, entre outros.

Produção de conteúdo

Todo o conteúdo do seu planner das mídias sociais deve ser compatível com a sua persona e com a sua estratégia de marca. A linguagem utilizada precisa ser clara e coerente com seu consumidor e principalmente, busque sempre oferecer para o seu público, conteúdos que tenham valor e gerem identificação.

Uma dica é observar o que funciona com seus concorrentes e fazer enquetes com os seus seguidores, assim, você identifica quais conteúdos eles mais consomem.

Plano de ação

Chegamos na reta final. Agora, é o momento de colocar em prática o seu planejamento de mídias sociais. Para que os seus processos sejam otimizados, existem diversas ferramentas no mercado que atendem muito bem a gestão desses canais. Com elas, é possível programar posts, assim, você deixa de lado o trabalho manual e otimiza seu tempo e da sua equipe.

Neste planejamento, você deve escolher um responsável para o manuseio das mídias sociais, assim como um tempo para a análise de resultado dos canais e por fim, a maneira que os números serão avaliados.

Diante de todas essas dicas, fica mais fácil conseguir bons resultados no seu planejamento de mídias sociais. Esse plano irá auxiliar o seu negócio na hora de organizar as atividades do seu time de marketing, além de conhecer melhor o seu público-alvo e quais conteúdos geram mais engajamento.

Agora é só colocar essas dicas em prática e depois contar pra gente se deu certo!

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