Diversos profissionais acreditam que a otimização por ferramentas de análise de performance da sua página é uma questão que pode aguardar. Porém, o que eles não consideram é que um site lento colabora na decisão de compra do cliente. Ou seja, a demora no carregamento da página resulta em taxas enormes de rejeição, fazendo com que os acessos orgânicos em mecanismos de busca reduzam.
O propósito da análise da performance de um site é identificar e compreender os padrões históricos e, através deles, fazer otimizações. Essas análises permitem que você conheça mais profundamente o seu site, além de poder elaborar otimizações mais efetivas para as necessidades do seu negócio. Colaborando, assim, para a experiência do usuário.
Como funcionam as ferramentas que fazem análise de performance?
As ferramentas de análise podem ser usadas para ver como o seu site lida com o tráfego e qual a experiência de usuário que ele oferece. Ao fazer um teste de performance de site, diversos aspectos do sistema podem ser medidos. São eles:
Tempo de resposta:
Conseguem medir quanto tempo o servidor demora para responder às interações do consumidor.
Estabilidade:
Avalia se o site é estável e se mantém acessível durante 24 horas por dia. Quando um site não está acessível, os seus potenciais clientes não conseguem acessar as informações desejadas e assim, muitas vezes acabam desistindo da compra.
Escalabilidade:
O site precisa aguentar um aumento repentino de acessos, portanto, medir esse fator é crucial, principalmente se você estiver pensando em fazer uma campanha que leve mais usuários até sua página.
Velocidade:
Poucas pessoas têm paciência para esperar um site carregar, portanto, o tempo de demora é uma medida importante para otimizar as suas páginas e obter mais retorno. Lembrem-se que de nada adianta realizar campanhas de atração de tráfego se o consumidor não consegue acessar o site.
Recapitulando o que já mencionamos:
Realizar análise com as ferramentas certas, permite que você consiga otimizar a sua plataforma, além de alcançar um bom retorno com as campanhas de marketing e vendas que você realizou. Agora que você já sabe para que servem essas ferramentas, está na hora de conhecer algumas delas.
Pingdom Speed Test
A função dessa ferramenta é monitorar o desempenho de sites, que auxilia na hora de obter informações sobre a performance de maneira simples e rápida. O Pingdom possui recursos gratuitos bastante eficientes para realizar a análise de performance do site. Porém, possui também a opção paga com monitoramentos direcionados em dois níveis, muito significativo para as áreas de marketing digital, operações de TI e desenvolvimento.
Essa ferramenta gera relatórios de fácil entendimento. Mas, caso você não consiga compreender algum, no final do relatório está explicado tudo o que é analisado em cada fase, além de disponibilizar legendas dinâmicas. O Pingdom Speed é uma ferramenta com a linguagem em inglês, portanto, antes de começar a sua análise, não se esqueça de alterar o “test from” para o país da sua atuação. Caso não faça isso, a análise apresentará dados incorretos.
Page Speed
O Page Speed é uma ferramenta do Google direcionada para desenvolvedores. Com ela, é possível analisar o desempenho de uma página em desktop e mobile, além disso, ela também sugere aprimoramentos técnicos para o seu site.
Essa ferramenta conta com dois tipos de dados: o laboratório, que desempenha a função de capturar problemas de desempenho, e os dados de campo, que são necessários para capturar a verdadeira experiência que o usuário tem acessando o seu site.
O Page Speed é uma ferramenta um pouco mais técnica, porém, oferece métricas significativas sobre performance.
SpeedBy
Também é possível conseguir uma análise detalhada sobre a performance do seu site com o SpeedBy. Essa ferramenta foi criada pela Codeby, que gera a análise baseada na média de outros sites com o mesmo segmento que o seu.
O SpeedBy também faz a análise do seu site nos dispositivos desktop e mobile, separando os seus dados em dois relatórios, isso porque sabem a importância de manter um site rápido em todos os dispositivos. Essa ferramenta possui a linguagem em português, além de trazer dicas para melhorar os seus resultados em cada métrica exibida. A interface do SpeedBy é simples e de fácil assimilação, e o melhor de tudo, é gratuita.
Google Audits – Lighthouse
Essa, entre todas as ferramentas de análise de site, é uma das mais conhecidas. Você tem a opção de acessar o Lighthouse através do navegador Chrome, clicando no botão direito e indo em “inspecionar”, ou, também pode instalar a extensão da ferramenta no seu navegador.
O Lighthouse desempenha uma série de testes nas suas páginas e cria um relatório completo sobre o seu desempenho, apresentando os indicadores sobre performance, acessibilidade, SEO e melhores práticas. Essa ferramenta é gratuita, no entanto, complexa de se analisar caso você não possua um pouco de conhecimento técnico.
Gatling
Essa ferramenta é usada para prever e detectar problemas nos sites. O Gatling antecipa as respostas mais lentas e os erros. Permitindo, assim, que a sua equipe consiga reparar o problema a tempo de não prejudicar a experiência do usuário.
É importante lembrar que todas as análises precisam ser realizadas constantemente. Dessa forma, você consegue preservar a qualidade do seu site. Além do mais, essas ferramentas são de grande utilidade para compreender o comportamento do seu público-alvo para você conseguir adaptar seu site a isso.
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