Como migrar um negócio do offline para o online?

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Ainda há quem pense que negócios físicos e negócios digitais não podem se fundir. Porém, a internet é um dos âmbitos mais receptivos que existem, e, para quem deseja empreender, pode contar com vários modelos de negócios que se adaptam perfeitamente em cada nicho. Ao decidir transformar o seu negócio físico em digital, estará em suas mãos a chance de dar um UP nas suas vendas, isso porque o seu cliente estará bem mais perto de você. Saiba neste artigo, como migrar um negócio do offline para o online!

Mas calma, para isso, não é necessário desconsiderar seu trabalho presencial/offline e começar do zero, pois, é completamente viável integrar ou remodelar seus serviços, produtos e claro, seu conhecimento. Lembrando que, quando juntas, as estratégias de marketing offline e online atuam de maneira mais eficaz para alcançar os propósitos da empresa.

A internet é a fonte para toda e qualquer informação sobre os mais variados assuntos. Sendo assim, imagine que o seu público diariamente faça pesquisas a respeito de soluções que o seu negócio oferece, porém, não encontra a sua marca. Nesta circunstância, os seus potenciais clientes encontram empresas concorrentes durante essas pesquisas, e você acaba perdendo a oportunidade de gerar negócios.

Ao apostar no mercado digital, você contempla sua empresa com diversos benefícios, como: 

  • Redução de custos para o seu negócio
  • Mais tempo livre para se dedicar na sua vida pessoal ou profissional
  • A gestão é mais ágil e fácil
  • As oportunidades de crescimento aumentam
  • Sua imagem como especialista melhora graças ao marketing de conteúdo

Afinal, como migrar um negócio do offline para o online? Basta seguir as dicas que separamos e começar a inserir a sua marca no digital! 

Criação de um website

Para que a sua estratégia tenha sucesso, o pontapé inicial é a criação de um site ou blog, pois são eles o “cartão de visita” que a sua marca possui na internet. Junto com a credibilidade, o website facilita a interação entre o seu público-alvo e a sua empresa.

Lembrando que um layout organizado e atrativo fazem toda a diferença na hora de chamar a atenção dos usuários, porém, uma das estratégias a ser levada em conta, é investir no desenvolvimento de uma página que se preocupa com a experiência desses usuários. Ou seja, rapidez e eficiência para chegar até as informações de interesse do público. A aplicação de estratégias de SEO também são um ponto chave, pois com elas o seu público-alvo encontrará seu site através da página de resultados do Google. 

Escolha um modelo de negócio digital

Entre os principais modelos de negócios digitais estão:

E-commerce:

Com ele, é possível a criação de uma vitrine virtual onde você pode apresentar e vender os seus serviços e produtos.

Marketplace:

Bastante utilizado para a venda de produtos através da internet ou pela plataforma de terceiros.

Serviços Online:

Ao prestar serviços online, é possível seguir atendendo seus consumidores por meio de chats, videoconferências ou e-mail.

Cursos Online:

É possível criar cursos online em inúmeros formatos, por exemplo, e-books ou videoaulas. Caso seja essa a sua opção de escolha, você utiliza o seu conhecimento para transformar em aulas completas, que podem ser vistas onde e quando seus clientes quiserem.

A produção de conteúdos não pode parar

A atração de visitantes qualificados para sua página é essencial se você deseja alcançar o sucesso da sua marca. Afinal, não adianta ter um canal ativo se não tiver audiência. Logo, é importante focar na produção de conteúdos originais e criativos sobre a sua marca e seu mercado. Elabore materiais atraentes para que seus clientes em potencial queiram visitar sua página constantemente.

A atração de visitantes qualificados para sua página é essencial se você deseja alcançar o sucesso da sua marca. Afinal, não adianta ter um canal ativo se não tiver audiência. Logo, é importante focar na produção de conteúdos originais e criativos sobre a sua marca e seu mercado. Elabore materiais atraentes para que seus clientes em potencial queiram visitar sua página constantemente.

Elabore um plano de marketing

Com esse documento você terá detalhada todas as ações de marketing e planejamentos do seu negócio, com as metas de curto a longo prazo, além da persona, indicadores-chaves de sucesso, quem é o seu público-alvo, prazos para cada estratégia e demais detalhes.

Faça a sua marca ser ativa nas redes sociais

É importante fazer parte desses canais não só para divulgar suas soluções, como também para compreender as preferências dos usuários, a atuação dos seus concorrentes e as tendências do segmento que mais estão em alta. Ao ser ativo, você consegue aperfeiçoar o seu negócio além de gerar um diferencial competitivo. Outro fator importante é que as redes sociais também podem ser um local para o SAC 2.0, que corresponde na interação rápida com os consumidores, resolvendo de forma rápida os possíveis problemas, esclarecendo dúvidas, ou seja, prestando um atendimento adequado e eficiente.

Com a chegada do online, as empresas dos mais diversos segmentos começaram a integrar sua comunicação apostando na união do marketing offline e online. Não adianta investir na presença digital da sua marca, fazendo com que ela seja atraente, receptiva e eficaz, se o atendimento no seu estabelecimento físico não for adequado para atender as expectativas dos clientes, ou vice-versa.

O atual contexto confirma a importância da união das estratégias de marketing para as empresas que desejam continuar firmes neste mercado tão competitivo.

Então, agora que você já sabe como migrar um negócio do offline para o online, que tal colocar em prática as nossas dicas? Se preferir, fale com o time da FMA Go! Temos especialistas que podem fazer o seu negócio voar!

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