Tipos de conteúdos e canais que vão alavancar sua estratégia

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Tipos de conteúdos e canais para alavancar resultados

Entre as poderosas estratégias de atração, conversão e vendas que podem ser utilizadas para alavancar os resultados do seu negócio, estão os tipos de conteúdos e canais, que tem conquistado cada vez mais olhares devido ao avanço da tecnologia e o desenvolvimento do Inbound Marketing. 

A partir do momento em que você começa a diversificar suas estratégias com novas formas de conteúdo, as chances de alcançar outros clientes em potencial aumentam, bem como, proporcionar ao público maneiras diferentes de interagir com o seu negócio. 

Ao experimentar novidades no seu marketing de conteúdo, surgem novos insights sobre os gostos da sua persona e tudo aquilo que não funciona com ela, ou seja, até mesmo as sugestões invalidadas carregam informações importantes para a sua marca.

Quando você usa diversos meios para criar e compartilhar conteúdos, acaba ampliando todos os seus esforços, além de gerar uma influência maior e, a longo prazo, percebe um engajamento considerável com a sua empresa. 

Mas, se a produção de muitos artigos é algo difícil para você, ou se precisa apenas de um incentivo para sua criatividade, separamos algumas dicas de canais que podem te ajudar a alavancar sua estratégia.

Tipos de conteúdos e canais para alavancar seus resultados:

Vídeos

Quando você deseja expandir seus formatos de conteúdo, o vídeo é uma das melhores opções a serem consideradas. Isso porque é possível criar vídeos para diversas plataformas como blog, site, Facebook, YouTube, Instagram, entre outras. Hoje em dia, todas as mídias trabalham bem com vídeo, e – como grande parte dos estudos de tendência indica – esse formato se fortalecerá cada vez mais.

Tanto o YouTube quanto o Facebook e Instagram, disponibilizam a opção de vídeo ao vivo. Esse formato é bastante útil para quem deseja se aproximar do seu público, mostrar novidades e esclarecer dúvidas. Se a sua intenção é impactar o emocional do seus consumidores, você pode escolher entre as opções a seguir: 

  • Vídeos Educativos;
  • Vídeos Explicativos;
  • Vídeos Interativos;
  • Lives;
  • Entrevistas.

Infográficos

Eles são sua melhor alternativa quando o objetivo for transmitir as informações de forma simples e rápida. Muitas vezes quando o usuário acessa uma publicação de blog e se depara com um infográfico, ele se direciona imediatamente para a imagem, isso porque, a intenção dele é ter uma visão geral do assunto, consumindo o conteúdo de forma rápida. Pode ser considerado um formato de “fácil digestão”, como: mapas, timelines e diagramas.

Gráficos e tabelas

Se o seu negócio conseguir reunir um grupo de dados significativos, as tabelas e gráficos tornam-se formas de apresentar suas ideias e descobertas. Também é possível integrá-los como parte de uma publicação de blog ou até mesmo compartilhar nas mídias sociais como um post. 
Os gráficos e tabelas adicionam elementos visuais e simplificam informações. 

Ebooks 

Uma ótima opção para gerar leads é o e-book, isso porque, seu objetivo é ser um conteúdo um pouco mais extenso e detalhado do que uma publicação para blog, por exemplo. 
Geralmente, no blog, os conteúdos são feitos para atrair visitantes. Já os e-books têm o propósito de converter esses visitantes em leads.

Conteúdo interativo

O uso de conteúdo interativo refere-se à ação de envolver as pessoas a partir de uma participação ativa com a sua marca. Ele possibilita que os usuários sejam ativos nesta experiência, ao invés de apenas observarem passivamente. 
O conteúdo interativo funciona com os consumidores interagindo com suas publicações, por exemplo, respondendo perguntas, votando em enquetes, navegando e jogando. 
Ainda existem outros formatos que podem auxiliar os usuários na hora de realizar tarefas e ainda assim, serem interativos, são eles:

  • Planilhas
  • Calculadoras
  • Calendários
  • Quiz e testes
  • Jogos
  • Competições
  • Mapas Interativos
  • Webinars

Webinars

Recurso muito utilizado quando a pandemia de Covid-19 assolou o planeta, os webinars são eventos que apresentam uma temática específica e de interesse para o seu público-alvo, eles podem ser gravados ou ao vivo. Para participar, as pessoas podem realizar suas inscrições com antecedência e, assim, sua marca consegue iniciar a interação com elas de várias maneiras.

O formato habitual é aquele em que uma apresentação, seguida de uma sessão de perguntas e respostas é feita. Também é possível pedir para que o público tire suas dúvidas antes ou durante o webinar, assim como você pode usar essa oportunidade para realizar pesquisas com a audiência. 

Vale lembrar que a capacidade do webinar, assim como os recursos disponíveis, dependem do tipo de serviço que a sua empresa irá usar para a fazer a transmissão.

Cursos online

Gerar cursos gratuitos sobre temas importantes para o seu público-alvo é uma ótima forma de ganhar destaque no mercado e tornar-se referência como uma empresa que tem domínio sobre seus conteúdos.

Esses cursos podem ser a união de e-books, vídeos, infográficos, apresentações e questionários, todos ligados de uma maneira que irá ajudar o aluno a compreender tudo o que ele precisa sobre determinada área.

Pode ser algo trabalhoso, porém, nem sempre é preciso começar do zero. Muitas empresas têm conteúdos que são suficientes para preparar um curso completo, basta apenas organizar detalhadamente cada parte em uma linha de raciocínio lógico. 

No momento em que as informações que você já disponibilizou forem apresentadas em um novo formato, elas podem ter muito mais valor para uma grande parte dos seus consumidores.

Criatividade e inovação são palavras muito importantes para o mundo e o mercado de trabalho atualmente. Estes formatos apresentados são apenas alguns dos vários que podem te ajudar a alavancar sua estratégia de marketing.

Você só precisa descobrir qual se encaixa melhor na sua empresa e colocar em prática. Depois, conta pra gente como foi ou, se preferir, aqui na FMA Go! temos um time de experts em conteúdo que pode te ajudar a alavancar sua empresa. 

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