Desenvolvimento da Persona – etapa indispensável para uma estratégia de marketing matadora
Existem algumas perguntas sobre os seus clientes que é importante saber responder. São elas: do que eles gostam? Quais as necessidades? Quais as preferências? Se você souber as respostas, então você conhece o seu consumidor. Claro que compreender a preferência de todos os seus consumidores é uma tarefa praticamente impossível, porém, é viável traçar um perfil geral de todos eles, e isso, é o que conhecemos como “persona”. No mundo do marketing, as personas são a base para determinar as características de um cliente ideal. Em outras palavras, é aquele perfil para quem você irá conduzir as suas ações e que também apresenta mais probabilidade de comprar os seus serviços ou produtos. Mas, o que é persona? A persona nada mais é do que a criação fictícia de um personagem, porém, baseado em informações reais, ou seja, é uma descrição das características do seu cliente ideal. Essas informações são alcançadas através dos dados coletados, seja em pesquisas de redes sociais ou até mesmo em pesquisas contratadas para análise de público da empresa, junto à uma avaliação de comportamentos do consumidor. Tudo isso ajudará uma empresa a compreender como e quem é o seu cliente ideal. Também conhecida como Buyer Persona e Avatar, a persona apresenta a função de orientar o time de marketing digital de uma empresa, pois, quando ela está definida, as estratégias são voltadas para alcançar o consumidor que possui características específicas. Quando um negócio cria uma persona, se torna viável desenvolver materiais que estão alinhados com o que o público anseia, dando enfoque na demanda que ele possui. Você tem a possibilidade de ver a sua persona como uma pessoa de fato, com uma profissão, hábitos, idade, sexo, poder aquisitivo, entre outras características. Isso pode te ajudar principalmente na hora de produzir um conteúdo de blog, por exemplo. Caso você possua mais do que um segmento de produto, poderá tranquilamente ter outras personas. Mas, atenção: é preciso saber que persona não é a mesma coisa que público-alvo. Diferença entre persona e público-alvo Apesar de que o público-alvo também pode ser definido em avaliações relacionadas aos interesses e comportamento das pessoas, ele está bem longe de ser parecido com a persona. Isso porque, a persona é o perfil de um cliente ideal, que conta com um nome e objetivos pessoais, ou seja, uma identidade com a qual a empresa irá se relacionar. Para facilitar a compreensão, separamos dois exemplos que apresentam as características de cada um: Público-alvo: Homens e mulheres, idades entre 50 e 60 anos, união estável, superior completo e renda média de até R $4.000,00. Estão em busca de atividades de lazer. Persona: José, 20 anos, estudante de TI. Após finalizar o ensino superior, seu objetivo é abrir sua própria empresa. Nas horas vagas faz cursos rápidos que oferecem informações aprendidas em seu curso. Suas pesquisas na internet são relacionadas a dados e formas de abrir uma empresa na área de TI. Gosta de receber indicação de curso. Resumindo, o público-alvo está relacionado às características gerais e demográficas do público, já a persona, são informações diretas e definidas, que podem ser imaginadas em uma pessoa real. Desenvolvimento da persona: Antes de tudo, é preciso compreender que a criação de uma persona é um processo que contém algumas etapas, e elas devem ser respeitadas para que nada seja feito de forma improvisada, como se o seu negócio já conhecesse o consumidor. Mesmo que a sua equipe tenha noção sobre o público-alvo, a criação de uma persona é uma atividade refinada e, como já mencionamos, fundamentada em dados reais. Por isso, separamos algumas etapas que são importantes seguir para você ter sucesso na hora de criar uma persona. Coleta de dados: o primeiro passo é fazer um roteiro de perguntas que apresentam as informações importantes para gerar uma persona. Essas perguntas serão enviadas para um grupo de pessoas que, ao seu ver, estão relacionadas com a sua marca. Esse roteiro precisa ser desenvolvido com cautela, para que fique claro qual é o perfil dos clientes da sua empresa. A pesquisa se baseia em dois modelos: qualitativa, que não possui a intenção de gerar volume intenso de dados, mas que busca alcançar dados valiosos, bastante detalhados, curiosos e diferenciados; e quantitativa, que tem o objetivo de obter grande volume de dados, entrevistando o máximo possível de pessoas para tentar achar padrões entre elas. Ferramentas de pesquisa: Algumas ferramentas de pesquisa bastante usadas são a HotJar, SuveyMonkey, Google Forms e TypeForm. Seja presencial ou online, estimular e engajar as pessoas que responderem sua pesquisa é fundamental. Para isso, é interessante realizar uma promoção ou oferecer um brinde em troca dos dados que você usará para gerar sua persona. Perguntas para os questionários: Nesta etapa, para que você conheça quais são as perguntas-chave no seu questionário, é fundamental separá-las por tópicos: pessoal, profissional, demográfico, hábitos de consumo, conteúdos e relacionamento com a marca. É indicado que a pesquisa seja feita de forma leve e bem equilibrada, para que seu público responda adequadamente. Análise de dados: Após coletar os dados e compartilhá-los com sua equipe de marketing, é a hora de realizar uma análise. O objetivo principal nesta etapa, é encontrar padrões para que seja possível categorizar os consumidores através de evidências, focando nos problemas e dores do cliente, nas dúvidas, características e desafios. Com estes dados coletados, é hora de criar os perfis das personas que você entende como sendo possíveis consumidores do seu produto. Você pode buscar inclusive fotos de banco de imagem para personalizar ainda mais a persona da sua empresa. E, claro, responder às perguntas que relacionamos lá no começo do texto. Assim, você cria uma persona completa e adequada para o seu negócio, com um “rosto”, perfil detalhado, características relevantes, comportamentos marcantes e dados complementares fundamentais. É preciso sempre lembrar que a sua marca vai conversar com essa persona, compreender o que ela gosta, pensa e precisa, qual sua linguagem preferida e até mesmo os horários que ela mais se relaciona com a empresa. Fácil, mas trabalhoso! Se você