Métricas do marketing digital: o que são e como aplicá-las

CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL GRATUITA

Receba uma consultoria gratuita para impulsionar os resultados do seu negócio!
* Consultoria gratuita por tempo limitado!

Métricas do marketing digital

Que o investimento em marketing digital é fundamental para preservar a competitividade da sua empresa, você já sabe. E, por mais que exista uma variedade de boas estratégias que você pode investir, é necessário sempre realizar análises ou o monitoramento dos seus resultados através das Métricas do Marketing Digital. 

Através do acompanhamento das principais métricas para monitoramento de desempenho, o seu negócio terá campanhas de marketing fazendo sucesso e engajando cada vez mais consumidores

O que são métricas do marketing digital?

As métricas são ferramentas utilizadas de uma maneira simples, clara e objetiva, para medir e acompanhar o desempenho das campanhas de marketing do seu negócio. É através delas que você compreende a respeito da correção de suas ações, se está no caminho certo ou se precisa rever suas estratégias.

Portanto, é fundamental que você olhe para as métricas como o primeiro passo para iniciar suas ações estratégicas. Quando você estabelece métricas específicas, fica mais simples definir seus objetivos e metas e, por consequência, medir o desempenho das campanhas de marketing baseadas nestes valores.

A estratégia do seu negócio se beneficia de diferentes maneiras quando você acompanha e avalia suas principais métricas de marketing:

1. Fica fácil reconhecer em tempo real e com facilidade tudo o que está ou não funcionando.

2. Ao surgir algum problema, você é alertado para corrigi-los a tempo de encontrar uma solução, antes de comprometerem o seu negócio.

3. Fica perceptível a melhora no desempenho da sua equipe, isso porque, ao compartilhar as métricas com os seus colaboradores, eles percebem o quanto são fundamentais para alcançar os propósitos estipulados e isso faz com que eles queiram qualificar suas ações.

4. Por fim, a sua lucratividade aumenta, já que consegue regular o que é necessário para assegurar um bom ROI (Retorno sobre o Investimento).

Cuidado com as métricas de vaidade

Antes de falarmos sobre como utilizar as métricas de forma estratégica, é importante atentarmos para as chamadas métricas de vaidade. São aquelas que, muitas vezes, são acompanhadas, mas não ajudam a tomar decisões estratégicas para a saúde do seu negócio. 

Entre as métricas que são legais de acompanhar, mas não te ajudam estrategicamente falando, como o download de apps e a taxa de rejeição. 

Dito isso, vem entender melhor quais as métricas realmente ajudam o seu negócio

Como utilizar as métricas do marketing digital a favor da sua empresa?

Hoje em dia, está cada vez mais fácil obter acesso aos dados do seu interesse. São essas infinidades de informações que permitem otimizar as ações de marketing digital, além de comprovar a eficácia e compreender o comportamento do público-alvo da sua empresa. Porém, é importante sempre estar atento ao excesso de informação, pois, se utilizado de forma inadequada, pode se tornar um problema.

Diante disso, o primeiro passo para utilizar as métricas no marketing digital é saber destacar aquelas que são significativas, daquelas que são irrelevantes. A partir do momento que você compreende quais métricas deve priorizar para o seu negócio, todo o processo será mais fácil e, com isso, os resultados serão vistos com mais frequência e clareza.

Para te ajudar a entender melhor, separamos algumas métricas que você pode utilizar para a sua empresa de acordo com suas ações e objetivos:

1- ROI (Retorno sobre investimento)

A primeira métrica apresentada é uma das mais importantes para toda e qualquer estratégia de marketing digital, isso porque, o ROI está ligado de modo direto com a parcela do tráfego do website que é convertida em clientes reais. Essa métrica te auxilia no momento de reconhecer qual área da sua campanha de marketing está impulsionando a receita e as vendas, além de apresentar quais ações precisam ser otimizadas.

Se a sua empresa possui um ROI positivo, quer dizer que a sua estratégia além de eficaz, também é lucrativa. Já um ROI negativo, aponta a necessidade imediata de realizar ajustes.

2- Total de conversões

A partir do momento em que um usuário conclui uma ação desejada no seu site, ocorre uma conversão. Pode ser desde preencher um formulário, até fazer o download de um e-book, criar uma conta ou solicitar uma demonstração de serviço.

Ao analisar todas as conversões, você consegue identificar mais facilmente com quais elementos os usuários estão interagindo no seu website, e tudo o que precisa de otimização ou ajuste. Se o valor das suas conversões estiver baixo, pode significar que as ofertas são ruins, o design não está atraente, o público está desinteressado, entre outras situações.

Ou seja, é hora de começar a investir na otimização e modernização do seu site. 

3- Receita

A receita representa o faturamento da empresa. O objetivo de todos os negócios. Essa métrica deve ser acompanhada durante todo o mês, e não somente no final dele ou de um trimestre, por exemplo. Com esse processo, será possível observar se a sua empresa está alcançando seus objetivos ou se o alvo ainda está distante.

4- Total de visitas durante campanhas

Medir o número total de visitas do seu site faz com que você tenha uma noção melhor sobre a quantidade de tráfego que uma campanha está causando. Esse número pode ser avaliado nas páginas relevantes para a sua estratégia, seja na home até na Landing Page. Como alguns serviços ou produtos são sazonais, isso pode refletir nas visitas do seu site.

Porém, ao realizar uma campanha eficaz, o número de visitas irá crescer continuamente. Caso as visitas no seu site estejam decaindo, pode ser o momento de avaliar seus canais de marketing para encontrar a explicação.

>> Clique aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre os canais de aquisição.

Essas são só algumas das diversas opções de métricas do marketing digital que podem ser utilizadas na sua estratégia de negócio. Você tem a opção de acompanhá-las ou não. Porém, é preciso lembrar que a análise desses dados possibilita uma visão mais precisa sobre como o seu negócio está se saindo, os canais mais eficazes e as áreas que precisam de reforços.  

Não é tão complicado. Basta um pouco de prática para você encontrar um ritmo que além de possibilitar facilmente a identificação de variações e tendências, também permite realizar ajustes ágeis que vão garantir um fluxo contínuo de clientes e leads.

Se precisar de ajuda, conte com o time especialista em marketing e consultoria da FMA Go! Estamos à disposição para te ajudar a aumentar suas vendas. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL GRATUITA

Receba uma consultoria gratuita para impulsionar os resultados do seu negócio!
* Consultoria gratuita por tempo limitado!

Deixe seu comentário: